Nascida na comunidade do Catrambi, no Rio de Janeiro em uma família humilde com 12 irmãos, Zica, começou a trabalhar aos 9 anos. Foi babá, faxineira e empregada doméstica, mas nunca desistiu do seu sonho: desenvolver um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso.

Foi babá, faxineira e empregada doméstica, mas nunca desistiu do seu sonho: desenvolver um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso.

Sem sucesso na busca de produtos que fizessem bem para seu fio crespo, a ex-empregada doméstica, que não tinha qualquer conhecimento de química, resolveu criar ela mesma uma formulação única para cuidar dos seus cachos. Ela fez um curso de cabeleireira, foi atrás de matérias-primas e depois de uma década de testes em casa, muita queda de cabelo e de convencer o marido a vender o único bem da família, um táxi, conseguiu formular o super-relaxante.

Em 1993 Zica juntamente com três sócios, abriu o primeiro instituto de beleza natural. Hoje são mais de 47 unidades de negócios, entre institutos e quiosques de produtos, cerca de 130 mil clientes por mês e aproximadamente 4 mil funcionários.

Muito além da veia empreendedora, ela conseguiu devolver a autoestima das mulheres crespas e cacheadas, mostrando que é preciso valorizar a sua beleza natural e o que cada um tem de melhor. O sucesso é tanto que, em 2013, Zica foi indicada pela revista Forbes como uma das dez mulheres de negócio mais poderoso no Brasil.

Inspire-se nessa força feminina!

Posts relacionados